Pages


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Studio 93 - O início das novidades

Studio FM - Caxias do Sul


Segundo o professor Édson Correa, a rádio se chamou Studio 93 para marcar a freqüência da emissora. “A ideia do nome surgiu de um antigo programa da Rádio Pampa”, conta.

A principal mudança da programação foi a de aumentar o número de músicas que era muito pequeno. “A rádio tinha só 40 músicas que tocavam o dia todo repetindo sem parar. Aumentamos o playlist recolhendo discos na minha casa, comprando alguns e iniciamos um trabalho junto às gravadoras para que repassassem os lançamentos.” explica Corrêa.

De acordo com ele, muitas músicas eram gravadas das rádios de Porto Alegre, para deixar a emissora em igualdade de condições para competir. “As mesmas músicas que tocavam na Rádio Cidade, que era líder em Porto Alegre e que tinha grande influência na cultura do estado.”

A cidade de Caxias do Sul tinha apenas duas emissoras FM, a Studio e a São Francisco que era destinada a um público mais adulto. A escolha pelo público jovem aconteceu através de pesquisas. “Com o foco no jovem foi feita uma pesquisa qualitativa pelo Ibope para descobrir o que os jovens da cidade queriam ouvir numa emissora de rádio voltada para eles.”

Segundo o professor, com os dados levantados, a programação era bem focada no público alvo. ”Adaptamos a questão musical com a modernização do playlist, incremento de novidades que estavam em moda nos centros maiores como São Paulo e Rio.”

Conforme Corrêa, ele frequentemente viajava para gravar novidades nas programações, que eram repassadas aos comunicadores para sua atualização. “Isso fez com que estivéssemos mais atualizados que as emissoras de Porto Alegre e a audiência começou a aumentar”. “Introduzimos promoções criativas que envolviam os ouvintes, principalmente shows nacionais e locais.” completa.

Especial Rádio Studio 93 FM

O começo de tudo --> 02/01/2011
O início das novidades --> 04/01/2011
A continuação das novidades --> 06/01/2011
Os comunicadores subcelebridades --> 08/01/2011
A rádio que marcou época --> 10/01/2011
Liderança, fama, lendas e o fechamento --> 12/01/2011
A influência para o rádio FM gaúcho --> 14/01/2011
Últimos programas --> 16/01/2011
Últimos programetes --> 18/01/2011
No futsal --> 20/01/2011

PS.: O TRABALHO FOI REALIZADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010, NA DISCIPLINA DE REDAÇÃO II - JORNALISMO IMPRESSO, DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

2 comentários:

Unknown disse...

oi, Ivan!

Gostaria muito de lembrar o nome do programa do meio-dia... Sempre tinha um assunto do dia, e os ouvintes participavam por telefone , ou como eu, na maioria das vezes, enviando um fax!!rsrsrs

Eu participava bastante, mas não recordo do nome!!

Eu lembro de uma passagem muito engraçada, onde a Studio enganou muitos ouvintes, dizendo que passaria a tocar músicas sertanejas... Mas era só mentirinha de "primeiro de abril" rsrsrsr

abraço, Adry

Papo de Gringo disse...

Olá Adry, obrigado novamente pelo comentário.

Em relação ao programa do meio-dia, eu sei que tinha o "AMNÉSIA" [Na programação de 1998, pelo menos era este o nome da atração].

Abraços.

Postar um comentário