Pages


domingo, 2 de janeiro de 2011

Studio 93 - O começo de tudo

Studio FM - Caxias do Sul


A Studio 93 foi a rádio que marcou época na serra gaúcha, com muito sucesso. A programação inovadora, focada no público jovem, trouxe um moderno playlist musical para a emissora. A rádio surgiu para as transmissões de jogos, da extinta equipe de futsal Enxuta.

Para as transmissões das partidas de futsal, era necessário negociar com as emissoras locais e pagar caro. Conforme o professor de comunicação, Edson Corrêa, que foi o coordenador de programação da época, houve uma decisão no sentido de comprar uma emissora para fazer a cobertura dos jogos da Enxuta, que disputava os principais campeonatos do Brasil

A rádio Studio FM (93.5) começou com a aquisição das rádios Princesa AM e a Pampa FM, pelo empresário Paulo Triches. De acordo com Corrêa, ele comentou com Triches sobre as dificuldades financeiras da Rede Riograndense de Emissoras. “Ele fez uma proposta financeira pela compra das mesmas e o diretor Otávio Gadret aceitou.” explica. “Primeiramente pela Princesa AM que imediatamente foi transformada na Rádio Jornal e um mês depois foi adquirida a Rádio Pampa que se transformou na Studio FM.” conta.

O lançamento da Studio 93, no dia 08 de novembro de 1987, foi em grande estilo na cidade, com um show da cantora Rita Lee. A apresentação da cantora foi um dos primeiros shows nacionais de Caxias do Sul, que aconteceu sob um forte temporal, com queda de árvores. “Muita gente molhada.” brinca Corrêa.

Conforme o professor, o espetáculo era considerado de superprodução, com cenários grandiosos e um sistema de luzes inovador que precisava de muita energia. “Tivemos que desativar uma área da fábrica da Enxuta para retirar um transformador e colocá-lo no Recreio da Juventude para que o show acontecesse”.

Segundo Corrêa, quando todos os espectadores entraram para assistir o show, ele conversou com Paulo Triches, presidente da Enxuta e o proprietário da emissora, para ser construído um espaço exclusivo para os shows da rádio. “Na semana seguinte o projeto já estava pronto, surgindo o Teatro de Lona.”

Especial Rádio Studio 93 FM

O começo de tudo --> 02/01/2011
O início das novidades --> 04/01/2011
A continuação das novidades --> 06/01/2011
Os comunicadores subcelebridades --> 08/01/2011
A rádio que marcou época --> 10/01/2011
Liderança, fama, lendas e o fechamento --> 12/01/2011
A influência para o rádio FM gaúcho --> 14/01/2011
Últimos programas --> 16/01/2011
Últimos programetes --> 18/01/2011
No futsal --> 20/01/2011

PS.: O TRABALHO FOI REALIZADO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2010, NA DISCIPLINA DE REDAÇÃO II - JORNALISMO IMPRESSO, DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

6 comentários:

Unknown disse...

Adorei ler sobre a Studio, e poder relembrar, com esses áudios!!!
Quando tiver mais , poste pra gente!!!!

Valeu!!!

Adriana / Adrygaucha

Papo de Gringo disse...

Obrigado pelo comentário, sim vão ter mais áudios da Studio, que serão postados aos poucos no blog.

Abraços!

Silva disse...

Era época de auge da Radio em caxias do Sul, bons tempos.

Anônimo disse...

Foi uma Rádio inesquecível, e com o politicamente correto (nome bonitinho para a Ditadura Verbal), não só as Rádios, mas o Humor (em rádio e Tv) também foram se esvaecendo, chegando no tempo melancólico que vivemos hoje!

Anônimo disse...

Qual foi primeiro endereço da rádio Studio fm???

Anônimo disse...

Na visconde de Pelotas, no prédio do Círculo Operário Caxiense

Postar um comentário