Pages


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rádio Caxias comemora 65 anos no ar

Caxias AM - Caxias do Sul


A Rádio Caxias 930 AM emissora integrante do Sistema Trídio de Comunicação de Caxias do Sul completa 65 anos no ar. A Caxias foi a primeira rádio da região nordeste do Rio Grande do Sul, a emissora entrou no ar no dia 27 de abril de 1946. Atualmente ela possui uma cobertura na região serrana do estado gaúcho e na capital Porto Alegre.

Os fundadores da rádio foram Arnaldo Ballvé, Joaquim Pedro Lisboa, Luiz Napolitano e Nestor Rizzo. A emissora era então conhecida pelo prefixo ZYF-3 e estava associada à Rede de Emissoras Reunidas.

Os estúdios funcionavam nos altos do prédio do Recreio Guarany e a antena estava no pátio do clube, na rua Pinheiro Machado.

Apesar da potência de apenas 250 watts ou 1/4 de kilowatt, ela atingia grandes distâncias, pois não havia outras emissoras no ar. A freqüência em que operava era de 1370 Khz. Desde o início, a Rádio Caxias se destacou pela qualidade da programação, que trazia música, novelas, notícias, esportes e utilidade pública.

Nos anos 50, os estúdios foram transferidos para o City Hotel. Em 1955 a potência da emissora foi aumentada de 1 para 5 kw, havendo necessidade de localizar o transmissor e antenas mais distantes do perímetro urbano para evitar interferências nos equipamentos dos Correios, da Telefônica e saturação dos receptores da época. Foi adquirida uma área de 100m x 105m no bairro São Ciro e lá instalados os transmissores e a torre irradiante.

Alterações importantes na estrutura da Rádio Caxias aconteceram nos anos setenta. Em agosto de 1972, a rádio muda-se para uma sede própria no 21° andar do Edifício Estrela, no centro de Caxias do Sul, onde permanece até hoje.

Em 1979, o Plano Nacional de Ondas Médias do Ministério das Comunicações fez com que a Rádio Caxias ganhasse uma nova freqüência, melhor que a anterior. A emissora passou dos 1370 khz para 930 khz. A mudança possibilitou aumentar ainda mais a potência, o que foi feito em 1980, passando para 20 kw, tornando-se uma das mais potentes emissoras do interior do Rio Grande do Sul.

Em 1987 o empresário Paulo Triches criou o Sistema Trídio de Comunicação adquirindo várias emissoras de rádio, entre elas a Rádio Caxias, em 1988, resgatando-a para a cidade, pois ela pertencia a um grupo da capital.

Foi em dezembro de 1987 também que entraria no ar a primeira rádio a ter uma programação exclusiva de jornalismo, a Rádio Jornal AM, atualmente Rádio 1010, cujo modelo, em agosto de 1988, seria transferido para a Rádio Caxias AM, depois dela ter sido adquirida pelo STC. A programação da Rádio Caxias foi alterada, priorizando jornalismo e esportes, característica que mantém até hoje.

Nos anos 90, a Rádio Caxias foi uma das primeiras emissoras do interior a informatizar a redação e a operação.

A Caxias ainda revelou grandes talentos do radiojornalismo, como o jornalista Jimmy Rodrigues e os locutores Nestor Gollo e Osvaldo de Assis, que tornou-se um mito do rádio caxiense, além de Dante Andreis, o mais famoso comentarista esportivo do rádio local e Gérson Ben, o melhor narrador esportivo de Caxias do Sul.

Os principais programas da emissora são o Jornal da Caxias, Jornal Formolo, Campo Neutro, Esportes na Onda (o programa de esportes mais antigo do estado) e as jornadas esportivas.

Fontes: Correio Riograndense, Gazeta de Caxias e Futebol na Rede

0 comentários:

Postar um comentário